sábado, 17 de novembro de 2012

INIMIGOS CAPILARES MAIS CONHECIDOS


Olá garotas, de volta para continuar sobre o assunto ingredientes prejudiciais aos cabelos, estes são os mais conhecidos por nós.
Vejamos então:
Sodium Lauryl Sulfate (SFL) ou Sodium Laureth Sulfate(SLES): tradução, lauril sulfato de sódio e laureto sulfato de sódio, esses dois elementos são bastante utilizados na fabricação de detergente e adivinhem  só, nos xampus, isso mesmo, desengordurante na cabeça.
Nos cabelos crespos então, que já possui pouca gordura vai deixá-lo seco, quebradiço e desidratado.
Propyline Glycol (Propileno glicol): esse ingrediente é usado como umectante, surfactante  e solvente em vários xampus, amaciadores, cremes de pele e beleza.
Causam reações alérgicas se a concentração for superior a 5%.

Mineral oil e petrolatum ( óleo mineral e petróleo,óleo residual parafinado):
O óleo mineral é utilizado em larga escala em produtos para cabelo e pele, tem função emoliente. Propósito do produto: dar brilho, porém ele forma uma capa protetora nos fios impedindo-os de respirar  e  causando o ressecamento dos fios.
Quanto ao Petrolatum, tem o mesmo efeito.

Triethanolamine (TEA)(Trietanolamina): tem função de regular o ph, em concentrações acima de 5% pode causar reações alérgicas e ressecamento da pele e do cabelo.

Imidazolidinyl Urea e Diazolidinyl Urea(Imidazolidinil Ureia e Diazolidinyl Uereia): o primeiro ingrediente é usado como conservante de xampu e pode causar dermatite, um tipo de doença de pele. O segundo produto é utilizado com hidratante  em vários produtos cosméticos.
Atenção: mulheres grávidas, as ureias atravessam a placenta e prejudicando
o feto.

Synthetic  fragrances (fragâncias sintéticas): são usadas para dar cheiro ao produto, na sua maioria possui substâncias tóxicas que causam dor de cabeça, espirros, tosses,irritações cutâneas entre outras.As fragrâncias á base de óleos essenciais seguras, até que se prove o contrário.

Parabens: Methylparaben, Propylparaben e Buthylparaben(parabenos): são elementos conservantes bastante eficazes em muitos tipos de fórmulas,usados para eliminar micro-organismos. São encontrados numa grande variedade de cosméticos. Pesquisas revelam que são prejudiciais para as células humanas.
Sinceramente, é quase impossível escapar de algumas dessas substâncias , não vamos ficar alarmadas e parar com tudo, não dá. Vou continuar a usar meu creme com petrolatum até o fim.
Porque já paguei mesmo, mas confesso que vou selecionar pelos ingredientes e buscar fórmulas naturais.



Já vimos demais os problemas, agora é partir para as soluções, não é mesmo colegas nem tudo está perdido, ok.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário