domingo, 28 de julho de 2013

Overdose de informações capilares

De volta para relatar minha experiência com o excesso de informações para nossos cachos. Confesso que quase enlouqueci, querendo comprar tudo que via pela frente referente a cabelo. Tentava ver qual óleo natural iria comprar, procurei óleo extra virgem de coco e não achei, usei óleo de oliva e ele é mesmo bom, mas aí a gente quer buscar algo melhor e ás vezes compra porcarias, vi vídeos sobre hidratação com tutano, foi aí que eu pensei, espera aí, tutano já é demais, essa hidratação aí esquece que eu não vou fazer mesmo.
O jeito é ir descobrindo aos poucos sua maneira ideal para deixar os cachos lindos. Nada de desespero, né meninas.
Minha irmã passou uma receitinha excelente, deixa o meu cabelo macio no day after, ainda não descobri uma dica para evitar o encolhimento, mas a maciez é excelente. É bom para quem não tem condições de comprar aqueles produtos de renome que algumas meninas indicam. Olha só, vai na farmácia compre um vidrinho de óleo de rícino ( tem cheiro esquisito ), paguei R$2,50 no meu, pega um vidro de mel no mercado, mel sem aditivos, mel puro, pegue aquele creme  de nutrição, ou hidratação mesmo, retire do creme a quantia necessária e misture com uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de óleo de rícino, ou qualquer óleo natural que você tiver em casa. Após lavar com xampu de sua preferência, divida o cabelo, faço assim para facilitar minha vida, passo a mistura em cada mecha, depois selo com condicionador, enrolo numa toalha e deixo por uns 40 minutos. Após enxague, utilizo creme de pentear mesmo.
Testei e aprovei a misturinha, aos poucos a gente descobre o que os cachos gostam, sem desespero, sem estresse.



Bom, por hoje é só, reafirmo que vamos com calma, aproveitando as melhores dicas, experimentando novas receitas e se surpreendendo a cada dia.

Força nos cachinhos e não vamos pirar igual a moça da foto acima(rsrs).



Revolta das chapadas

Olá! Andei sumida por alguns tempos porque verdade seja dita eu tenho muita preguiça de escrever e sou uma dona de casa ocupadíssima.
Nesse espaço de tempo completei um ano sem química, concluí que meu cabelo é 4c e estudei muito para um concurso e não passei.
Não desisti dos meus cachinhos por mais que o inverno seja cruel comigo, no momento não sigo nenhum cronograma capilar e quando o clima fica agradável corro fazer uma boa hidratação. Não fiz o BC, mas estou quase me livrando dos fios lisos que estão cada vez mais curtos.
Então, navego na net todos os dias e de vez em quando me deparo com cada uma. Vi alguns comentários raivosos de pessoas que se dizem camaleoas, que as negras tem o direito de fazer o que bem entender  com seus cabelos, que cabelo crespo natural é trabalhoso e que negra do cabelo liso é linda, que não é uma auto negação da raça, blá blá blá. Vi alguns comentários tão agressivos que me parece que a pessoa está sofrendo uma ditadura crespa. Calma gente dos cabelos alisados, chapados, alongados, etc, meu pai amado do céu, ninguém é obrigado a fazer o que não quer, estamos numa democracia, pelo menos é o que parece. Se a mulher quer ter seus cabelos modificados quimicamente vá em frente, se isso te deixa feliz, com uma auto estima lá em cima, por favor, se sinta à vontade. Porém eu acho desnecessário se revoltar contra as negras que estão lutando para manter seus cachinhos longe de química e o mais natural possível. Eu passei alguns anos alisando o cabelo e por mais que queimasse e ardesse, eu gostava do resultado final. Sabia dos riscos também e pouco me importava, mas agora estou amando essa fase, a transição prá mim está sendo tranquila.
O que eu peço é paz, entre alisadas e as naturais, seja feliz com seu cabelo, não se irrite com as meninas em transição, é uma fase complicada e elas precisam de força para superar o dia a dia.
Vou deixar o link de um documentário feito pelo o ator Chris Rock ( a zebrinha do filme Madagascar ) chamado "Good Hair", tem umas cenas impactantes, exemplo uma cena em que um químico, acredito eu, testa um ingrediente usado em alisantes, num pedaço de frango e o produto corrói a a carne. O documentário é longo, acredito que quase  2 horas e está legendado.
https://www.youtube.com/watch?v=te3xM_Hmg_g
Bom filme, torre uma pipoquinha antes.
Força nos cachos e até a próxima.